18

ago, 2014

COMO ORGANIZAR A NOVA CASA DEPOIS DA MUDANÇA?

Por: | Tags: , , , , , , | Comentários: 0

Arrumar-a-casa-300x183 COMO ORGANIZAR A NOVA CASA DEPOIS DA MUDANÇA?

Seja sua mudança em Florianópolis ou qualquer lugar do Brasil, siga nossos dicas para arrumar sua casa.

Sua mudança Florianópolis ou qualquer lugar do país chegou e agora você está envolto por pilhas de caixas sem saber por onde começar? O site BBel conversou com as organizers Cristiane Amatuzzi Rebello, da Benfatto Organiza, e Cecília Monteiro, da Organiza Mais, que passaram algumas dicas para que você possa entrar na casa nova com o pé direito e sem bagunça. Essa pode ser uma boa oportunidade para substituir os maus hábitos e criar uma rotina de organização que facilite sua vida.

O impulso de deixar tudo pronto o mais rápido possível é um dos grandes inimigos de quem acabou de se mudar. Por mais que planejemos, sempre existem eventualidades e esse é o momento de ter paciência. Caso você se mude para uma casa maior, vai se deparar com espaços extras com os quais não tinha contado, porém, se a casa ou apartamento for menor, o desafio será aproveitar o espaço da maneira mais inteligente possível para que todos os seus pertences sejam perfeitamente acomodados. Crie uma agenda e planeje quantos dias serão necessários para colocar tudo em ordem. Isso vai depender do número de coisas que você precisa desencaixotar e organizar. Para espaços menores, uma semana deve ser o suficiente. Recorrer aos amigos e familiares pode ser uma boa ideia. Evite ficar sobrecarregado e realize as tarefas com zelo para no final tudo estar perfeito. Vale lembrar que para evitar mais transtornos com a chegada da mudança é preciso verificar antes o tamanho dos móveis que irão para a casa nova e se há tomadas disponíveis para os eletrodomésticos. Na hora de decidir qual cômodo será organizado primeiro, Cecília Monteiro comenta que a escolha varia conforme a necessidade da família. “Cozinha demanda mais tempo para organizar, portanto se o prazo para colocar em ordem for curto, priorize o quarto, banheiro e, se trabalhar em casa, o home office”, sugere Cecília. Cristiane recomenda que quem já separou os objetos pessoais para usar nos primeiros dias da mudança, como roupas e produtos de higiene, opte por arrumar a cozinha primeiro. “É importante ter um espaço pronto para servir as refeições ou até mesmo um lanche rápido”, aconselha Cristiane.

4fab2979-00fc-4d44-9f8e-76ca89a9f24c COMO ORGANIZAR A NOVA CASA DEPOIS DA MUDANÇA?

Com a chegada da mudança, as organizers orientam a deixar cada caixa em seu cômodo de destino, evitando que os objetos se percam no meio do caminho. “O ideal é identificar de onde são os objetos de determinada caixa ainda no empacotamento da mudança. Isso facilita o processo de organização quando chegar à casa nova”, explica Cristiane. Objetos de utilidade imediata, como vestuário, material para higiene e alimentação, devem ser desempacotados antes. A decoração é o último detalhe a se preocupar quando se está de mudança para a casa nova.

As organizers indicam adicionar alguns acessórios que podem auxiliar a organizar a casa nova, como cabides, sacos organizadores a vácuo, organizadores de gavetas, prateleiras móveis, gavetas aéreas em aramado, caixas organizadoras e baús, que dão um charme especial tanto no quarto quanto na sala. Quarto Cabides de metal podem estragar suas roupas, portanto, invista em cabides de plástico ou madeira. Para melhor organizar, você pode padronizar seus cabides para roupas e ter modelos diferentes para cintos, colares, gravatas e lenços. As sapateiras permitem que você escolha o sapato do dia sem precisar abrir várias caixas para encontrá-lo. Porém, aqueles sapatos que você usa apenas em ocasiões especiais poderão ser guardados dentro das próprias caixas, no piso do guarda-roupa. Deixe na sapateira apenas os sapatos de uso no dia a dia. Aproveite a oportunidade para agrupar suas roupas baseando-se na maneira e na frequência com que você as usa. Divida-as por cores, estação ou em roupas para trabalhar, passear, ficar em casa ou fazer esportes. Evite encher demais as gavetas. Deixe sempre um espaço para que possam ser fechadas com facilidade e não coloque objetos muito pesados, pois podem fazer com que o fundo se descole.

Cozinha

9ecea10a-7aca-44bc-8991-ebff8e35cc23 COMO ORGANIZAR A NOVA CASA DEPOIS DA MUDANÇA?

Nos primeiros dias depois da mudança é quase impossível usar a cozinha. Cecília Monteiro sugere que pratos, talheres, copos e panelas que você vai utilizar no dia a dia fiquem nas partes mais acessíveis dos armários. Já nas mais altas devem ficar os utensílios usados apenas em ocasiões especiais. A organizer Cristiane Amatuzzi recomenda que itens grandes, como panelas e eletrodomésticos, sejam organizados primeiro, enquanto louças, pratos e demais itens miúdos fiquem por último. A justificativa de começar pelos maiores itens se dá pelo fato de que esses objetos ocupam muito espaço pelo tamanho das caixas e demandam menos cuidados do que o restante da louça, por exemplo. Para armazenar alimentos abertos ou congelar os que já foram preparados, opte pelos potes de vidro. “Para a organização, tudo que é transparente é melhor, pois você não precisa abrir o pote para ver o que tem dentro. A melhor opção ainda é o vidro devido a sua higiene”, orienta Cecília. Se possível, separe um armário só para guardar alimentos. Cestas são uma boa opção para melhor organizá-los, principalmente os que já estão abertos e em uso, lembra Cristiane Amatuzzi. fonte: http://migre.me/l4hSJ